Estratégias

Estratégias

O IGI entende que a metodologia de classificação de fundos usada pelo mercado é deficiente. Discutimos extensivamente com a Anbima essa questão e mostramos de maneira clara os problemas da abordagem atual. No cerne da questão está a faculdade de autoclassificação dos fundos. Sem poder tolher essa liberdade de seus associados, o resultado final é uma classificação que muitas vezes não reflete a estratégia usada pelos gestores.

Fundos com estratégias diferentes não devem ser comparados. Por exemplo: tome dois fundos passivos que seguem o IMA Geral. Eles devem ter resultados bastante próximos. Entretanto, sua posição no ranking será radicalmente diferente se um for comparado à fundos semelhantes e o outro à fundos que sigam o CDI.


Como o IGI define as estratégias dos fundos?

Com critérios 100% quantitativos. Não há questionários aos gestores ou julgamento de valor. Usamos dados públicos de alocação efetiva e modelos estatísticos para estimar a estratégia de fato utilizada pelo gestor no passado recente.







RENDA VARIÁVEL

Metodologia

A metodologia usada para a definição de estratégias é bastante semelhante a usada internacionalmente. Ela parte da observação que o resultado do investimento depende em grande medida de duas características da carteira:

1. Capitalização das empresas na carteira: são empresas Large Cap, Mid Cap ou Small Cap?

2. Valor vs. Crescimento: as empresas na carteira são de grande Valor intrínseco, ou seu valor de mercado depende de um Crescimento expressivo dos seus resultados no futuro?

Na realidade, houve uma convergência entre as abordagens dos principais fornecedores de índices globais: FTSE, Russel e MSCI. A Morningstar também usa esse mesmo sistema, tanto no Brasil como internacionalmente. Há diferenças apenas nos detalhes.

O IGI segue em essência a mesma abordagem com pequenas adequações ao mercado local. A descrição completa da metodologia está no apêndice.

Estratégias
Os fundos de renda variável são classificados em duas dimensões:

1. Large Cap, Mid Cap ou Small Cap
2. Valor, Neutro ou Crescimento

A estratégia do fundo é definida seguindo um esquema matricial. Há, então, nove classificações. Por exemplo, a carteira teórica do índice Ibovespa está classificada no segmento Large Cap - Neutro.

Fundos contendo alocação menor do que 60% em ações, ficam sem classificação.

RENDA FIXA

Prática brasileira

Enquanto o padrão internacional atende muito bem a renda variável, a renda fixa local é repleta de particularidades. Isto levou o IGI a construir sua própria abordagem. Os fatos relevantes sobre a renda fixa local são os seguintes:

  • Há três categorias de indexadores, correspondendo a fatores de risco distintos: pós-fixados, prefixados e títulos indexados à inflação
  • Há enorme concentração na categoria pós-fixado. Aí, a principal distinção sobre o risco da carteira reside na utilização de risco de crédito
  • As informações sobre uso de derivativos não são públicas, precisam ser inferidas estatisticamente
  • Há, principalmente nos fundos do IGI, vários fundos com papéis marcados na curva
  • Muitos fundos que operam exclusivamente renda fixa se auto classificam como multimercado

  • Metodologia da renda fixa

    O esquema de classificação da renda fixa usa três vértices e suas combinações:

    1. Vértice pós-fixado: representado pelo IMA-S
    2. Vértice prefixado: representado pelo IRFM
    3.Vértice inflação: representado pelo IMA-B


    Usamos metodologias estatísticas para determinar a alocação de cada fundo nos vértices correspondentes. Usamos modelos de regressão robusta, nos 4 quatro trimestres do ano anterior, a fim de determinar sua exposição média aos fatores de risco.

    Por exemplo, podemos encontrar que determinado fundo esteve exposto aos fatores de risco 1, 2 e 3 acima, na seguinte proporção: 10%, 15% e 75%, respectivamente. Esse fundo, devido a preponderância do fator de risco IMA-B, é classificado como Inflação.

    Fundos com papéis marcados na curva em montante superior a 5% da carteira, possuem sua própria classe. Recomendamos extrema cautela na comparação desses fundos. Na maioria dos casos seus diamantes não representam a habilidade do gestor.


    Estratégias da renda fixa

    Uma alocação preponderante nos vértices 2 ou 3 colocam o fundo na classe Prefixado e Inflação, respectivamente.

    O vértice pós-fixado concentra a grande maioria dos fundos e por isso recebe atenção especial. Fundos com forte alocação em pós-fixados, mas em percentual inferior a 90% são chamados de pós: DI ativo. Se o percentual de alocação for superior a 90%, eles são subdivididos de acordo com sua exposição a títulos com risco de crédito:

  • Exposição de 0-30%: pós-fixado: conservador
  • Exposição de 30-60%: pós-fixado: crédito
  • Exposição de 60% + : pós-fixado: crédito +

  • Além dos 3 vértices, há suas combinações: (1,2), (2,3), (1,3) e (1,2,3). A combinação (1,3) é classificado como Pós & Inflação e a combinação (1,2,3) como multi-índices. As combinações (1,2) e (2,3) têm o nome que se espera.

    Os percentuais exatos e os demais detalhes do esquema de classificação estão no apêndice.


    MULTIMERCADOS


    Na versão atual do IGI, os fundos multimercado usarão, em sua maioria, o sistema de classificação da Anbima. Não estamos contentes com essa solução e ela não será definitiva. Como a complexidade dessa classe é muito superior à da renda fixa e à da renda variável, deixamos a abordagem completa desse problema para uma segunda versão do sistema, provavelmente para o início de 2018.

    Há, entretanto, uma notável excessão à essa regra: os fundos multimercados para os quais não há qualquer indício de exposição à renda variável ou a câmbio foram reclassificados como fundos de renda fixa. Cerca de 15% dos fundos multimercados serão comparados à estratégias semelhantes na renda fixa. A partir do momento que nossa metodologia coloca o fundo multimercado dentro da renda fixa, ele segue o mesmo critério dos demais, dentro do sistema de vértices descritos acima.

    Adicionalmente, há a questão da classe multimercados balanceados. São fundos que supostamente mantém uma alocação relativamente estável entre renda fixa e renda variável. Para fins de comparação mais justa, essa classe é dividida de acordo com os percentuais de fato praticados: até 15% RV, 15-30% RV, 30-49% RV e 49%+ RV.


    Copyright © 2021 l www.netinvest.com.br All rights reserved.